Quando fores mãe, vais ver – Ana Saragoça

Dizem que os filhos não vêm com manual de instruções. Para quê? Se em todas as mães existe uma imensa sabedoria, feita de conhecimentos e afetos milenares, que se traduzem em frases que são o pilar de uma boa educação! O que um interminável responso ou uma palmadinha não chega para resolver uma situação, consegue uma destas frases que, em si, encerram uma verdade intemporal e, por isso, estão muito para além de um capricho momentâneo da nossa mãe. São a expressão de uma autoridade que não se contesta. Crescemos com essas frases e acabamos programados por elas; são o melhor instrumento de inculcação ideológica. Muito do seu efeito se perde na adolescência. Regressaremos a elas, inevitavelmente, quando formos pais.

 

Neste livro delicioso, a Ana Saragoça, reuniu uma coletânea destas frases, enriquecidas pelas suas variantes alentejanas. Com desassombro e sentido de humor, oferece-nos não só o seu significado mas a situação exata em que as mesmas devem ser aplicadas. Se quando nascemos não trazemos um manual de instruções, pela mão da Ana Saragoça, temos agora um manual completo de intimidação e coação psicológica para podermos controlar os diabinhos que temos cá por casa.

Felizmente, como pai, nunca uso estas frases. Bem, tirando uma ou outra exceção.

O que eu sei é que, em apuros, nunca se ouve ninguém gritar pelo pai. Portanto:
Mães de todo o mundo, uni-vos!

Qd_fores_mae_ASPublicado no Acrítico, leituras dispersas.

Sinopse

Criar filhos exige doses gigantescas de paciência, estoicismo, resistência e imaginação. Ao cabo de milénios desempenhando primordialmente esse papel, as mulheres de todo o mundo acabaram por desenvolver um léxico quase comum, um glossário de frases feitas que todas ouviram às mães, e todas juraram que nunca repetiriam aos filhos – com os resultados que se conhecem.

O vocabulário das mães é verdadeiramente um colar, mas não de pérolas. É mais daqueles a que se vão acrescentando penduricalhos ao longo da vida, sem nunca retirar nenhum. O folclore materno tem frases certeiras em todas as áreas e para todas as fases de crescimento dos filhos: infância, adolescência e idade adulta – embora, para as mães, o conceito de idade adulta nos filhos seja altamente discutível. E, claro, com a chegada dos netos, nunca perdem uma oportunidade de nos inundar de novo com a sua imensa sabedoria…