XIII Parlamento Nacional de Escritores da Colombia abre inscrições | Valdeck Almeida de Jesus

Está aberta até 12 de junho, a convocatória para escritores e escritoras de qualquer parte do mundo participar do XIII Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia ou do Parlamento Jovem, organizados pela Associação de Escritores da Costa. O encontro acontece em Cartagena das Índias, de 11 a 15 de agosto de 2015, com vasta programação que inclui lançamentos de livros, recitais poéticos, leituras de trabalhos literários, bate papos, debates, além de almoços regados a muita alegría, poesia e literatura.  Na edição 2015 a presidência honorária do parlamento está sob os cuidados da escritora Guiomar Cuesta Escobar.

 

Autores que desejam participar do evento devem apresentar uma proposta de ensaio sobre um dos seguintes temas: obra poético-musical do Maestro José Benito Barros Palomino, influencia de “La Metamorfosis” na narrativa universal, análise da poesía de Giovanni Quessep Esguerra ou estudo sobre a narrativa de Andrés Elías Flórez Brum. Brasileiros podem apresentar trabalhos sobre a literatura do Brasil, obedecidas as regras de tamanho do texto contidas no blog abaixo informado. Para maiores informações, entrar em contato com o poeta e jornalista Valdeck Almeida de Jesus pelo e-mail [email protected]. A participação de estrangeiros está sob a coordenação do escritor Antonio Mora Vélez, na condição de Chanceler do Parlamento.

Os textos devem ser enviados de acordo com as regras contidas no formulário contido no link: http://parlamentodeescritores.blogspot.com/2015/02/xiii-parlamento-formulario-2015.html

 

Antes do encontro de agosto são realizados debates locais e estaduais na Colômbia, e Assembleias Preparatórias em Valledupar, coordenados pelo poeta Álvaro Maestre Castro, em homenagem ao poeta Luis Mizar; Puerto Colômbia, coordenada pela poeta Astrid Sofía Pedraza, em homenagem ao poeta Julio Flórez; Feira Internacional do Livro de Bogotá, coordenada por Marco A. García, gerente da Collage Editores, onde se apresentam livros de Antonio Mora Vélez, Juan Gutiérrez Magallanes, Joce Daniels e o Coletivo Bacachico Letrado de Montería; e em Sahagún, coordenada pelo poeta e pesquisador Julio Sierra Domínguez, em homenagem a Biblioteca Juana Domínguez.

 

O Parlamento Nacional de Escritores da Colômbia atualmente tem delegados em 18 estados e doze países, e é o evento acadêmico e literário de maior qualidade, maior atração entre os intelectuais do país e que realiza a maior projeção de Cartagena para o mundo. Declarado como de “Interesse Cultural” pelo Conselho de Cultura do Distrito de Cartagena, é cofinanciado pelo Instituto de Patrimônio e Cultura de Cartagena, Ministério da Cultura, Câmara de Comércio de Montería, Corporação Universitária (CECAR), Clube União de Cartagena, Almacén La Finca de Magangue e apoio da Universidade de Cartagena, Universidade Jorge Tadeo Lozano, Collage Editores, Universidade UNICOLOMBO, Instituição Universitária de Artes e Ciências de Bolívar (UNIBAC), Instituição Tecnológica “Colégio Mayor de Bolívar”, Casa Museo “Rafael Nuñez”, Casa de Cultura de Cartagena e Restaurante Las Indias.

 

http://www.iteia.org.br/jornal/xiii-parlamento-nacional-de-escritores-da-colombia-abre-inscricoes

https://valdeck.wordpress.com/2015/04/09/xiii-parlamento-nacional-de-escritores-da-colombia-abre-inscricoes/

http://galinhapulando.blogspot.com.br/2015/03/xiii-parlamento-nacional-de-escritores.html

http://www.difundir.com.br/site/c_mostra_release.php?emp=1024&num_release=150921&ori=V