Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014

A escritora Lídia Jorge acaba de ser anunciada vencedora, por unanimidade, do Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014, atribuído pelo Ministério da Cultura de Espanha e pela Secretaria de Estado da Cultura de Portugal. Criado em 2006, com periodicidade bianual, o prémio tem como intenção distinguir a obra de um criador que incremente a comunicação e cooperação cultural entre os dois países.

O júri justificou a atribuição deste prémio, anteriormente entregue, entre outros, a Perfecto Quadrado, Siza Vieira e Carlos Saura, por Lídia Jorge conseguir “criar uma relação e vínculo de união entre Portugal e Espanha através da sua contribuição para o conhecimento mútuo de ambos os países e, também, pelo valor da sua obra literária, que aborda algumas das questões fundamentais do nosso tempo”.

Lídia Jorge, de quem a Dom Quixote publicou, recentemente, o romance Os Memoráveis, nasceu em 1946, no Algarve. Já foi distinguida com alguns dos mais importantes prémio literários, nacionais e estrangeiros: Prémio Dom Dinis; Prémio PEN Clube; Prémio Máxima de Literatura; Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa; Grande Prémio de Romance de Novela da APE; Prémio Jean Monet de Literatura Europeia; Prémio Charles Bisset; Prémio Albatros, da Fundação Günter Grass.

Em 2013, recorde-se, Lídia Jorge foi classificada pela prestigiada revista francesa Le Magazine Littéraire como uma das “10 grandes vozes da literatura europeia”.

Lídia Jorge (c) João Pedro Marnoto

foto de João Pedro Marnoto