O romance inédito de José Saramago, Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas, é publicado pela Porto Editora na próxima semana, a 23 de setembro. Este livro inacabado, protagonizado por Artur Paz Semedo, é uma reflexão sobre a violência que põe em relevo a fragilidade humana e social face às atrocidades da guerra.
Para a edição portuguesa contribuíram as ilustrações de um outro Nobel da Literatura, Günter Grass, e textos de Fernando Gómez Aguilera e de Roberto Saviano.
A apresentação mundial de Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas terá lugar na Sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II, no dia 2 de outubro, às 18:30. Com a participação de António Sampaio da Nóvoa, Baltasar Garzón e Roberto Saviano, a sessão será moderada por Anabela Mota Ribeiro.
Também este mês, mais precisamente a 19 de setembro, a Porto Editora reedita um dos romances de José Saramago mais lidos em todo o mundo, Memorial do Convento. José Mattoso foi o convidado para caligrafar a capa do título nesta nova edição.