José Renato de Almeida Prado

c-joserenatoJosé Renato de Almeida Prado

José Renato de Almeida Prado nasceu em São Paulo, SP, aos 6 de junho de 1964 e foi criado em Jaú, interior paulista, onde até hoje está radicado.
Jornalista e advogado, iniciou sua carreira como repórter em 1986 no centenário jornal Comércio do Jahu, ano em que passou a publicar suas primeiras crônicas e contos. Ocupou também no matutino as funções de redator, chefe de reportagem e editor do suplemento agrícola “Jornal da Terra”.
Formou-se em jornalismo em 1990 pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, câmpus de Bauru. Em 1992 entrou para a equipe de colaboradores da revista A Granja, de Porto Alegre, a mais antiga publicação de circulação nacional dirigida ao agronegócio do País, para a qual escreveu até 2006.
Publicou artigos e crônicas em vários veículos de comunicação do interior paulista, como a Revista Perfil, Jornal de Bocaina e Folha de Itapuí.
Em 1996, conclui o curso de bacharelado em Direito, na Faculdade de Direito de Bauru, da Instituição Toledo de Ensino (ITE). Está inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 1997, sob o número 148.362. Entre 1998 e 1999 foi membro da Comissão do Jovem Advogado da 20ª Subsecção da OAB de Jaú.
Trabalhou como assessor de imprensa de instituições públicas e privadas.
Em 2005, retorna à equipe do jornal Comércio do Jahu, onde permanece até hoje como repórter e redator da coluna Nossa História, publicada aos sábados.
É autor do livro de crônicas Prosa Fiada e outros goles, lançado no dia 24 de agosto de 2008, na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
É membro da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Jahuense de Letras.
Mantém na rede mundial de computadores, a internet, o blog Prosa Fiada (http://prosaafiada.blogspot.com).
 

 

 


 

Artigos:

 

  • Araquém Alcântara lança 2 livros Novembro 22, 2010 - Chegam às livrarias em dezembro duas novas obras do precursor da fotografia de natureza no Brasil: o inédito Araquém Alcântara: Fotografias e a reedição ampliada de TerraBrasil, considerado o maior […]

Partilhar: