Chegam às livrarias em dezembro duas novas obras do precursor da fotografia de natureza no Brasil: o inédito Araquém Alcântara: Fotografias e a reedição ampliada de TerraBrasil, considerado o maior best-seller brasileiro do gênero: 82 mil exemplares em suas 11 edições anteriores.
A noite de autógrafos das duas publicações ocorre em 8 de dezembro, em São Paulo, a partir das 19 horas na Livraria da Vila dos Jardins (Alameda Lorena, 1.731 – Tel.: (11) 3062-1063), com preços especiais para os dois livros.
Segundo a assessoria de imprensa do profissional, trata-se de uma obra diferenciada, à medida que reflete a maturidade de um fotógrafo que já publicou 41 livros temáticos, ganhou mais de 50 prêmios nacionais e internacionais e agora apresenta um trabalho com forte teor poético e totalmente livre de temas.
A curadoria das imagens é do fotojornalista e crítico Eder Chiodetto, para quem o andarilho Araquém, após 40 anos como viajante pelo país, agora se liberta, apresentando um trabalho autoral totalmente inovador.
O livro “Araquém Alcântara: Fotografias” reúne 80 fotos clicadas originalmente em preto e branco, a maior parte produzida nos dois últimos anos em todas as regiões do Brasil. Estão lá as pessoas, a metrópole, a mata, o rio e até a neve. As imagens estão desvinculadas umas das outras. Cada uma ocupa uma página ímpar, enquanto as páginas pares trazem a simples identificação da cena, fornecendo um respiro para a contemplação.
Araquém Alcântara: Fotografias (Editora TerraBrasil) tem 196 páginas no formato de 30,5 cm x 25 cm, contendo 81 fotografias em preto e branco, impressas em papel italiano Garda Klassica 150g. O preço de capa é R$ 120,00 (no lançamento, será vendido a R$ 100,00).