No laboratório, decorria uma experiência com um gato. Devido ao teor dos produtos utilizados, o gato ficou fluorescente. Os outros gatos admiravam-no. Quando sentiu este estado de celebridade a atingir o ponto mais alto, o gato fluorescente sentiu que o laboratório era pequeno de mais para a lenda que estava a ser criada. Elaborou um plano e fugiu.

Na rua, as pessoas sentiam medo dele, pois tinham por base a ideia de que algo fluorescente não aparenta ser inofensivo para a saúde. Os outros gatos procuravam-no, querendo perceber, observando-o de perto, por que motivo era aquele gato tão diferente. Mas, em pouco tempo, as distracções da cidade levavam-nos a deixar o gato fluorescente, já que algo mirabolante, no frenesim da cidade, perdia sempre algum interesse. Faltava a opinião dos cães e estes foram claros: o gato fluorescente era para afugentar, pois poderia representar perigo.

Ao final de alguns dias, o gato fluorescente era temido pelos humanos, ignorado pelos gatos, que tinham mais do que fazer do que admirá-lo, e afugentado pelos cães, que não gostavam do seu aspecto. Apesar de livre, não era admirado por ninguém. Contra todas as previsões, regressou ao laboratório. A fama tinha lá ficado.

João Nogueira Dias

João Nogueira Dias

Share
Published by
João Nogueira Dias

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago

Marcos Barrero, poeta de coração paulistano | Adelto Gonçalves

I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…

7 anos ago

Em homenagem a Cassiano Nunes | Adelto Gonçalves

                                                    I         Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…

7 anos ago

Desvão de Almas, Miicrocontos, Editora Penalux, SP | Silas Corrêa Leite

O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…

7 anos ago