Categories: Curtas e eventos

João de Melo vence Prémio Literário Vergílio Ferreira

O escritor João de Melo acaba de ser anunciado vencedor do Prémio Literário Vergílio Ferreira. Atribuído pela Universidade de Évoradesde 1997, o galardão distingue, anualmente, o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito do romance ou do ensaio.

O júri do Prémio, presidido por António Saéz Delgado, e constituído, para além do próprio, por Elisa Esteves, Gustavo Rubim, Carlos Reis e Lídia Jorge, vencedora da edição anterior, optou pelo escritor açoriano, cuja obra é publicada pela Dom Quixote.

João de Melo nasceu nos Açores, em 1949, e fez os seus estudos no continente. Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi professor nos ensinos secundário e superior. Entre 2001 e 2010, desempenhou o cargo de Conselheiro Culturalna Embaixada de Portugal em Madrid.
Autor de mais de vinte livros já publicados (ensaio, antologia, poesia, romance e conto), algumas das suas obras de ficção valeram-lhe vários prémios literários, nacionais e estrangeiros, estando traduzidas em Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha,Estados Unidos, México e Croácia.
O seu romance Gente Feliz com Lágrimas foi distinguido com cinco importantes prémios literários: Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Prémio Eça de Queiroz, Prémio Livro do Ano Antena Um, Prémio Internacional Cristóvão Colombo (Lima, Peru). Foi ainda adaptado a televisão para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites para o grupo “O Bando“.

De referir, por outro lado, que o novo livro de João de Melo, Os Navios da Noite, será publicado pela Dom Quixote no próximo mês de Fevereiro.

Fonte: Nota de Imprensa LeYa)

Das Letras

Share
Published by
Das Letras

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago

Marcos Barrero, poeta de coração paulistano | Adelto Gonçalves

I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…

7 anos ago

Em homenagem a Cassiano Nunes | Adelto Gonçalves

                                                    I         Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…

7 anos ago

Desvão de Almas, Miicrocontos, Editora Penalux, SP | Silas Corrêa Leite

O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…

7 anos ago