Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes

Daniel Jonas, acaba de vencer por unanimidade o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/Câmara Municipal de Amarante.  é um surpreendente livro de sonetos que marcou a estreia do autor no catálogo da editora. Este prémio tem o valor pecuniário de 12.500 € e a decisão de o atribuir a Daniel Jonas deveu-se ao «mérito muito assinalável do seu trabalho poético, que convoca a tradição lírica ocidental para uma recomposição textual lúcida e fortemente irónica, cosmopolita, atenta aos lugares e tempos de um presente recolhido e transfigurado».

O júri do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/Câmara Municipal de Amarante, constituído por António Mega Ferreira, Fernando J.B. Martinho e José Manuel Mendes, atribuiu hoje por unanimidade o galardão ao livro Nó, de Daniel Jonas, publicado em 2014 pela Assírio & Alvim.

Ana Luísa Amaral e Luís Filipe Castro Mendes eram outros dos finalistas deste prémio, com os livros Escuro e A Misericórdia dos Mercados, respetivamente, também publicados pela Assírio & Alvim.

Do ventre da baleia ergui meu grito:
Senhor! (dizer teu nome só é bom),
Em fé, em fé o digo, mesmo com
Um coração pesado e contrito
Que és de tudo verdade e não mito,
O coração do amor, de todo o dom,
Conquanto seja raro o bem e o bom
E toda a luz aqui me falhe, és grito
Que chama toda a chama de esperança
E acorda a luz que resta à réstia eterna,
Conquanto viva o mártir na espelunca
Da vida (quem espera amiúde alcança)…:
Possa o nazireu preso na cisterna
Sofrer de ser só tarde mas não nunca.

Daniel-JonasDaniel Jonas nasceu no Porto, em 1973. É Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa com uma dissertação sobre o poeta inglês John Milton, de que resultou a tradução de Paraíso Perdido. Publicou quatro livros de poesia, entre eles Os Fantasmas Inquilinos e Sonótono (Prémio Pen Clube de Poesia 2008). Traduziu Um Punhado de Pó, de Evelyn Waugh, e Seis Personagens à Procura de um Autor, de Luigi Pirandello. Prepara atualmente a seleção e a tradução de um volume de poemas de William Wordsworth, a publicar na Assírio & Alvim.

Fonte: Nota de Imprensa da Assírio & Alvim.

 

 

 

 

 

 

No_DJ