Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à “originalidade da sua obra ficcional e ensaística”. A cerimónia de entrega do galardão, criado em 1996, será a 1 de março.
Gonçalo M. Tavares venceu esta quinta-feira o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018, atribuído anualmente pela Universidade de Évora. O júri decidiu atribuir o galardão ao escritor devido à “originalidade da sua obra ficcional e ensaística, marcada pela construção de mundos que entrecruzam diferentes linguagens e imaginários, afirmando-o como um dos autores de língua portuguesa mais criativos da atualidade”, refere o comunicado publicado no site da instituição de ensino.
O vencedor do galardão foi decidido durante uma reunião, que terminou ao início da tarde, do júri do prémio, presidido pelo professor da Universidade de Évora Antonio Sáez Delgado e que integra ainda o escritor João de Melo, a crítica literária Maria da Conceição Caleiro e as professoras Ângela Fernandes e Cláudia Afonso Teixeira. O galardão será entregue numa cerimónia que se realizará a 1 de março de 2018, data em que se assinala a morte do escritor.
Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…
I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…
I Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…
O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…
Cada um com a sua lenda pessoal, seu papel na história Crime e castigo, capa…