A Feira do Livro já começou.
No Largo do Passeio Alegre, como habitualmente, com livros e propostas de leituras e o mar ali tão perto. A ler-o-mar. Já perceberam, certamente.,
Com uma programação sempre interessante e entre amigos.
Já amanhã, a não perder:
Às 18h00, apresentação dos livros O Boião Mágico (Presença) e De zero a Dez (Clube do Autor), de Margarida Fonseca Santos. Quem não conhece a Margarida Fonseca Santos e a sua literatura para crianças e jovens. Desde 2005 que se dedica por inteiro à escrita, mas sem ter abandonado por completo as aulas, agora de Escrita Criativa, para jovens, professores, adultos e professores. Há vários livros seus no Plano Nacional de Leitura, como Uma Questão de Azul-Escuro, O Peixe Azul, O Boião Mágico, a coleção «O Reino de Petzet», entre outros. O seu mais recente projeto é De zero a Dez, que será apresentado na feira. A não perder.
Podem encontrar os livros da Margarida no stand da Livraria Minerva.
À noite, às 22h00, Leituras com Aurelino Costa, Ivo Machado e João Rios. Qualquer um destes autores dispensa apresentações. Quem resiste a ouvi-los dizer poesia? Cada um com a sua forma própria, com o seu tom. A não perder, garanto eu. Poetas os três. Com livros publicados. Anos dedicados à poesia e às leituras. E como!
No dia 7, quinta-feira, Oficina de Fantoches, para os mais novos.
Às 18h00, sessão de autógrafos com a escritora Manuela Gonzaga. Com mais de uma dezena de livros publicados, coordenadora de Oficinas de Escrita, com conteúdos adequados a vários tipos de audiências, desde 2000 que se dedica à escrita e à investigação a tempo inteiro. Podem encontrar os livros da Manuela no stand da livraria Minerva.
Às 22h00, conversa com Margarida Fonseca Santos, Manuela Gonzaga e Paulo Ferreira. Paulo Ferreira estreou-se na vida literária com o livro Onde a Vida se Perde, mas a sua ligação aos livros é anterior. É consultor editorial e em 2006 criou o projeto Booktailors que se dedica ao mundo do livro e mais recentemente a agência literária Bookoffice.
Na sexta-feira, dia 8, Oficina de leitura e desenho para os mais novos às 16h00 e no final da praia, pelas 18h00, pretexto, mais uma vez, para apresentação de livros. Desta vez à conversa com o Jornalista João Gobern. Mais um autor que dispensa apresentações. Jornalista, comentador desportivo. Cresceu com vista para o mar e vive, na Póvoa de Varzim, com vista para o mar. Na Feira, de novo com vista para o mar, apresentará o seu mais recente livro de crónicas Pano para Mangas.
Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…
Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…
I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…
I Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…
O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…