Valdeck Almeida de Jesus, natural de Jequié-BA, foi homenageado, dia 9 de agosto, no Real Gabinete Português de Leitura, numa cerimônia promovida pela Associação Internacional de Escritores e Artistas, com a Comenda Luís Vaz de Camões, em reconhecimento aos serviços prestados em prol da Cultura e da Educação Lusófona. A distinção faz parte das comemorações oficiais dos 800 anos da língua portuguesa.
O poeta participa de várias atividades literárias no Brasil e no exterior, com objetivos de fortalecer as políticas do livro e da leitura, bem como valorizar a lusofonia. Na capital baiana, Valdeck Almeida de Jesus é um dos coordenadores do Projeto Fala Escritor, que completou cinco anos de encontros mensais em uma livraria para realizar recitais, leituras e palestras sobre literatura. Além disso, o escritor ainda frequenta o Sarau da Onça, em Sussuarana, o Prosa e Poesia, o Sarau da Paz, dentre outros.
Desde 2005 Valdeck Almeida de Jesus organiza e patrocina um concurso literário que já publicou mais de treze antologias com poetas do mundo lusófono, cuja obra foi lançada em eventos das bienais do Rio de Janeiro, Bahia, Feira do Livro de Feira de Santana e Festa Literária do Sertão de Jequié. Este ano será lançado, mais uma vez, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, dia 24 de agosto, das 12:30 às 14:30h, no estande da PerSe Editora.
Fonte:
http://www.iteia.org.br/jornal/escritor-jequieense-recebe-homenagem-em-salvador
Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…
Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…
I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…
I Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…
O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…