«A desigualdade encontra-se, neste momento, na vanguarda do debate público. Já muito se escreveu acerca do 1 por cento e dos 99 por cento, e mais do que nunca temos noção da abrangência da desigualdade.
O que pode ser feito se pretendermos seriamente reduzir a desigualdade de rendimentos? Como poderá a crescente perceção pública ser traduzida em políticas e ações que realmente diminuam a desigualdade?
Neste livro apresento políticas concretas que acredito poderem levar a uma genuína alteração na distribuição dos rendimentos, proporcionando uma menor desigualdade. O meu objetivo, indo beber às lições da história e pegando na economia subjacente com uma perspetiva nova – através de um olhar distributivo –, é mostrar o que pode ser feito para reduzir a desigualdade, segundo um espírito otimista. O mundo está a braços com problemas graves, mas coletivamente não somos impotentes contra forças que nos escapam ao controlo. O futuro está, mais do que nunca, nas nossas mãos.»
Anthony Barnes Atkinson é um reconhecido economista britânico que leciona na London School of Economics. A par com Simon Kuznets, Prémio Nobel da Economia, é um dos pioneiros do estudo empírico das desigualdades de rendimento, e a sua investigação influenciou, entre outros, os trabalhos de Thomas Piketty.
Atkinson tornou-se a maior referência britânica para o estudo da desigualdade e da pobreza, áreas que explorou ao longo dos últimos 40 anos, e deixa o seu nome ligado ao desenvolvimento de uma destacada medida de desigualdade de rendimentos: o índice de Atkinson.
Nota de imprensa Bertrand Editora.