A Peste, de Albert Camus

A Livros do Brasil lança uma nova edição de A Peste, de Albert Camus, uma história arrebatadora sobre o horror, a sobrevivência e a resiliência do ser humano. Parábola de ressonância intemporal, este é um romance magistralmente construído que, publicado originalmente em 1947, consagrou em definitivo Albert Camus como um dos autores fundamentais da literatura moderna.
Distinguido com o Prémio dos Críticos em França, o livro A Peste foi escrito em plena Segunda Guerra Mundial e tem como cenário a cidade argelina de Orão atacada por uma fatal epidemia.
Na renovada coleção Dois Mundos da Livros do Brasil foram já publicados outros dois livros de Camus, O Estrangeiro e A Queda.

Sinopse
Na manhã de um dia 16 de abril dos anos de 1940, o doutor Bernard Rieux sai do seu consultório e tropeça num rato morto. Este é o primeiro sinal de uma epidemia de peste que em breve toma conta de toda a cidade de Orão, na Argélia. Sujeita a quarentena, esta torna-se um território irrespirável e os seus habitantes são conduzidos até estados de sofrimento, de loucura, mas também de compaixão de proporções desmedidas.

Albert Camus nasceu em Mondovi, na Argélia, a 7 de novembro de 1913. Licenciado em Filosofia, participou na Resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial e foi então um dos fundadores do jornal de esquerda Combat. Em 1957 foi consagrado com o Prémio Nobel da Literatura, pelo conjunto de uma obra que o afirmou como um dos grandes pensadores do século xx. Dos seus títulos ensaísticos destacam-se O Mito de Sísifo (1942) e O Homem Revoltado (1951); na ficção, são incontornáveis O Estrangeiro (1942), A Peste (1947) e A Queda (1956). A 4 de janeiro de 1960, Camus morreu num acidente de viação perto de Sens. Na sua mala levava inacabado o manuscrito de O Primeiro Homem, texto autobiográfico que viria a ser publicado em 1994.

Nota de Imprensa Livros do Brasil.

APeste