A Associação Portuguesa de Tradutores está viva!

A Associação Portuguesa de Tradutores ganhou fôlego, vida e começou a organizar sessões sobre tradução. Depois de uma primeira sessão em Fevereiro, da qual infelizmente não tive conhecimento, realizou-se uma nova sessão no passado dia 15 de Abril, na FNAC do Colombo sobre “A Tradução dos AUDIO-VISUAIS”. Apesar de este tema já ter sido objecto de uma crónica anterior, a brilhante apresentação feita pela Professora Alexandra Assis Rosa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa referiu uma série de novos aspectos, como a legendagem para surdos e a legendagem intralinguística, entre outros, que mostram que este é um campo cheio de possibilidades e onde há ainda um longo caminho a percorrer, nomeadamente a nível de investigação.

A oradora, que começou a trilhar este caminho na RTP, a única instituição onde era possível aprender esta “arte”, dedicou-se depois ao aprofundamento deste tipo de tradução, coordenando actualmente vários cursos de 2º e 3º ciclo sobre legendagem.

É importante salientar o papel que a legendagem pode ter na literacia, sendo Portugal um país onde a esmagadora maioria dos programas de televisão é legendada. Infelizmente, o controlo de qualidade desta área é muito deficiente, pelo que também aqui há uma área a explorar, por forma a salvaguardar a qualidade do português que aparece nas legendas.

A próxima sessão, agendada para 17 de Maio de 2011, às 18h30m, na Universidade Lusófona, com o tema “Tradução: uma Aventura de Vida ou uma Vida de Aventura”, terá a participação de das tradutoras Fernanda Portela (antiga Professora  do Curso de  Pós-graduação em Tradução da Universidade Nova de Lisboa), Maria Trigoso (Professora do Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica de Lisboa) e Marya do Carmo Cary (tradutora free-lancer da UE). A não perder!

Maria do Carmo Figueira

Maria do Carmo Figueira

Share
Published by
Maria do Carmo Figueira

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago