Categories: Novidades culturais

DIAS DO PÃO – ESPETÁCULO DE MARIONETAS

O Rato Carcaça e o Moleiro Quixote mostram que o Património não é só coisas velhas, mas pode ser um portal para conhecer o passado, compreender o presente e construir o futuro.
.
O projeto Dias do Pão é uma atividade nova do Centro de Arqueologia de Almada, em parceria com a atriz-marionetista Ângela Ribeiro e inspirada pelo projeto Museo Mundial.

.

Estamos em fase de produção e em maio apresentaremos as primeiras sessões.

.

Com um espetáculo de marionetas e uma sessão pedagógica, vamos pensar sobre o património, a economia local e a erradicação da fome no mundo.

.

No espetáculo, o Rato Carcaça e o Moleiro Quixote terão uma aventura nos moinhos de vento de Almada. As suas peripécias lembram-nos como funcionavam estes moinhos e que importância tinham para as pessoas daquele local.

.

Como é que isto se relaciona com a economia local e a erradicação da fome no mundo?

.

Isso é o que vamos perceber na sessão pedagógica, através de jogos e experiências que permitirão aprender brincando.

.

O Dias do Pão é o resultado de um feliz encontro de vontades entre uma escola (que nos sugeriu uma atividade completamente nova para os seus alunos do 1º ano), o Centro de Arqueologia de Almada, a atriz-marionetista Ângela Ribeiro e o projeto Museo Mundial.

.

Temos muitos braços, pernas e cabeças a ajudar e só assim foi possível fazer toda a conceção do Dias do Pão, escrever as Aventuras do Rato Carcaça e do Moleiro Quixote e criar a sessão pedagógica. Agora só nos falta um pequeno empurrão para lançar esta aventura estrada fora.

.

Neste momento precisamos da vossa ajuda para a construção do espetáculo de marionetas; para os materiais que serão usados na sessão pedagógica e para os meios de divulgação que nos ajudarão a chegar a mais escolas.

.

Façam também parte deste projeto, apoiando-o neste Crowdfunding.

 .

E já agora, passem a palavra. Com a vossa ajuda vamos longe!

Das Letras

Share
Published by
Das Letras

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago

Marcos Barrero, poeta de coração paulistano | Adelto Gonçalves

I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…

7 anos ago

Em homenagem a Cassiano Nunes | Adelto Gonçalves

                                                    I         Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…

7 anos ago

Desvão de Almas, Miicrocontos, Editora Penalux, SP | Silas Corrêa Leite

O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…

7 anos ago