«Este livro é uma homenagem profundamente emotiva à beleza desta terra única e à memória colectiva de tantas gerações que têm passado umas às outras, como quem passa o maior dos tesouros, o mesmo amor por ela.» 

Mafalda Veiga, in Prefácio

 

O LIVRO

Terra de origens perdidas na noite da História de Portugal, São Martinho do Porto conserva uma beleza ancestral que a cada dia se renova. Por aqui passaram D. Afonso Henriques, D. Manuel ou D. Sebastião, este lugar marcou figuras como Ramalho Ortigão, Roque Gameiro, Eugénio de Castro ou D. João da Câmara, aqui foram construídas as caravelas que levaram Portugal a todo o mundo – a África, às Américas ou ao longínquo Oriente.

Mas São Martinho do Porto é, sobretudo, um local de afectos. À população local, que com a sua fé, a sua coragem, o seu labor e os seus anseios são os principais obreiros de um lugar mágico, juntam-se a cada Verão inúmeras famílias, que ali regressam trazendo consigo novos amigos, pois sabem que essa terra é também a sua casa, na qual reencontram ou fazem novas amizades enquanto admiram o mais deslumbrante pôr-do-sol existente em Portugal. São Martinho do Porto é um lugar de encanto, testemunho que os mais velhos passam aos mais novos, que o eternizam pelas gerações seguintes, encanto bem presente nos textos e nas fotografias deste livro.

 

OS AUTORES

Filipa Vera Jardim 

Começou a sua carreira literária no suplemento «DN Jovem», do Diário de Notícias. A sua obra está publicada em Portugal e no estrangeiro, integrando várias colectâneas. Integra o Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora e tem participado em inúmeros eventos de poesia, tertúlias e encontros literários.
Pedro Soares De Mello 

A par da actividade profissional em áreas completamente distintas, cedo começou a interessar-se pela fotografia de viagem. Esta prática levou-o a explorar inicialmente os cenários da natureza, evoluindo depois para o desenvolvimento da fotografia de reportagem, de espectáculo e promocional.

Fonte: Nota de Imprensa da Editora Parsifal.

Das Letras

Share
Published by
Das Letras

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago

Marcos Barrero, poeta de coração paulistano | Adelto Gonçalves

I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…

7 anos ago

Em homenagem a Cassiano Nunes | Adelto Gonçalves

                                                    I         Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…

7 anos ago

Desvão de Almas, Miicrocontos, Editora Penalux, SP | Silas Corrêa Leite

O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…

7 anos ago