Aqui se reúne o essencial da prosa de Mário de Sá-Carneiro, autor maior do Modernismo português, a par do seu amigo Fernando Pessoa. Incluem-se neste volume os contos de juventude publicados na revista Azulejos, o seu primeiro livro de contos, Princípio, e as suas narrativas maiores, A Confissão de Lúcio e Céu em Fogo, excluindo-se apenas alguns textos dispersos que não assumem grande relevância no conjunto da obra do autor. Este volume inclui também uma cronologia biográfica da autoria de Fernando Pinto do Amaral.

A Confissão de Lúcio, provavelmente a narrativa mais conhecida e emblemática de Sá-Carneiro, foi considerada por José Régio uma obra-prima, onde estão presentes três das suas obsessões: o suicídio, o amor e o anormal avançando até à loucura. Além destas, nas narrativas de Céu em Fogo encontramos ainda outras temáticas caras ao autor: o tédio perante um quotidiano banal, e por isso insuportável, e a fuga para mundos fantásticos ou quiméricos.

Nota de Imprensa D. Quixote.

Das Letras

Share
Published by
Das Letras

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago