«O Euro», de Joseph E. Stiglitz | Pode a Europa prosperar sem a moeda comum?

A 23 de setembro, chega às livrarias portuguesas o livro «O Euro», do académico norte-americano Joseph E. Stiglitz, que pretende mostrar que o mandato do Banco Central Europeu está erradamente obstinado pelo controlo da inflação.

Assim, o autor propõe três alternativas: uma reforma profunda na estrutura da Zona Euro e nas políticas impostas aos países-membros mais atingidos; uma gestão cuidada para acabar com a Zona Euro; ou um novo sistema corajoso, apelidado de “euro flexível”.

«Se a análise efetuada neste livro estiver correta, a crise do euro está longe de acabar (…) Todavia, estes jogos não são mais recomendáveis do que qualquer outra hipocrisia. A Zona Euro será atingida por outros choques e os países mais debilitados serão, de novo, atirados para a crise – tal como existe hoje, a Zona Euro pura e simplesmente não tem a flexibilidade necessária para que os mais frágeis saiam beneficiados e, na melhor das hipóteses, prevê-se que o seu crescimento seja muito lento.»

Esta é uma leitura urgente e essencial, que inclui um capítulo escrito após o referendo que deu origem à saída britânica da União Europeia, o Brexit, apresentando uma reflexão sobre as questões que lhe estão associadas.

Joseph E. Stiglitz foi Prémio Nobel da Economia em 2001 e Prémio Nobel da Paz em 2007, tendo sido nomeado em 2011 uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.

Das Letras

Share
Published by
Das Letras

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago