O Colectivo Nau (Novos Autores Unidos) nasceu da paixão de oito autores pela literatura, e do desejo de divulgar e promover o mais possível as obras por eles escritas. A primeira tripulação – que ainda se mantém, sem baixas nem novos alistamentos – é constituída por oito autores: Sónia Alcaso, Cristina Drios, Pedro Almeida Maia, Raquel Serejo Martins, Paulo M. Morais, João Rebocho Pais, Ana Saragoça e Carla M. Soares – autores unidos pela ficção e pelo facto de terem pelo menos uma obra publicada.
Equipada a nave, faltava o encontro em carne e osso da marinhagem, que se realizou à mesa, com certeza, num modesto restaurante ribeirinho com o mui adequado nome de Sardinha. Foi um festim de alheiras, iscas, jarros de vinho e sobretudo de empatia imediata uns pelos outros – até pelo único ausente, Pedro Almeida Maia, separado de nós por um grande pedaço de Oceano Atlântico. Nem por isso deixaram de nos chegar de São Miguel calorosas manifestações de entusiasmo. E nessa mesma noite foram sugeridas várias rotas.
Como nas navegações reais, houve escolhos que nos impediram de cumprir alguns objectivos, mas não todos. Constituiu-se a Biblioteca de Bordo, para a qual cada um contribuiu com um exemplar da sua obra, comprometendo-se a ler as de todos os outros marujos; instituiu-se a página de Facebook (https://www.facebook.com/colectivoNAU), que já conta com mais de um milhar de seguidores; inaugurou-se o blogue (http://colectivonau.blogspot.pt/); e iniciou-se o projecto de todos os autores escreverem um conto com a mesma frase de abertura e o mesmo protagonista, sobre o qual decidimos saber apenas dois dados: o nome – Raimundo – e a origem – Cuba do Alentejo.
É precisamente com esse projecto que nos propomos iniciar a colaboração da NAU com o site Das Letras. A partir do próximo dia 15 de Dezembro de 2014, e com uma regularidade quinzenal ( aos dias 15 e 30 de cada mês), cada um dos autores da NAU dará a conhecer o seu Raimundo, de quem se dizia conhecer muito mundo.

FOTO: Nau Catrineta – logotipo provisório (colocado pelo Administrador, à revelia do Grupo Colectivo NAU)

Das Letras

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago

Marcos Barrero, poeta de coração paulistano | Adelto Gonçalves

I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…

7 anos ago

Em homenagem a Cassiano Nunes | Adelto Gonçalves

                                                    I         Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…

7 anos ago

Desvão de Almas, Miicrocontos, Editora Penalux, SP | Silas Corrêa Leite

O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…

7 anos ago