O ensaio Aprende, Aprende o Meu Corpo. Sobre o amor na obra de José Saramago, da autoria do sexólogo espanhol Óscar Aranda, é o mais recente título com chancela da Fundação José Saramago (FJS). O livro está disponível na livraria da FJS a partir desta semana e em breve chegará às demais livrarias portuguesas.
Para além do ensaio de Aranda, com tradução de António Costa Santos, a edição conta com um prefácio do poeta e escritor Helder Macedo e um posfácio da professora universitária brasileira Teresa Cristina Cerdeira.
Aprende, Aprende o Meu Corpo, que toma como título uma frase de O Evangelho Segundo Jesus Cristo, apresenta um olhar sobre o amor na obra de José Saramago a partir de uma perspetiva de liberdade e de procura da perfeição.
Trata-se do terceiro livro editado pela FJS. Em 2013, a Fundação publicou A Estátua e a Pedra, um ensaio de José Saramago sobre a sua construção narrativa. Em 2014 foi publicado A Espiritualidade Clandestina de José Saramago, ensaio que galardoou o seu autor, o professor universitário e escritor Manuel Frias Martins, com o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho.
Óscar Aranda nasceu em maio de 1974 em Ermua (Biscaia) e trabalha como sexólogo e técnico para a igualdade em várias localidades do País Basco. Da sua profissão e da admiração pela obra de Saramago nasce este texto onde se juntam o amor, os sentimentos, os desejos e o encontro entre sexos que o narrador procura e que faz palpitar homens e mulheres.
(Fonte: Fundação José Saramago)
Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…
Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…
I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…
I Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…
O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…