O Livro da Selva, de Rudyard Kipling, é um clássico da literatura universal e a sua leitura tem atravessado gerações.
.
Em Portugal, a Livros do Brasil publicou-o pela primeira vez há mais de 50 anos e, a 31 de março, chega às livrarias uma nova edição. A acompanhar este lançamento, estreia dia 14 de abril nos cinemas portugueses a adaptação cinematográfica desta história. Apresentado pela Disney, o filme conta com as vozes de atores como Bill Murray, Scarlett Johanson, Lupita Nyongo, Ben Kingsley, Christopher Walken e o jovem Neel Sethi no papel de Mowgli.
.
A edição de O Livro da Selva que agora lançamos conta com as ilustrações de J. Lockwood Kipling, pai do autor, e W. H. Drake, incluídas na edição original de 1894. Rudyard Kipling foi o primeiro escritor de língua inglesa a ser galardoado com o Prémio Nobel da Literatura e continua a ser, ainda hoje, o mais jovem a ter recebido a distinção (tinha na altura 42 anos).
.
Sinopse:
Abandonada pelos pais no interior da selva indiana, uma criança morena e nua, ainda a dar os primeiros passos, é encontrada por uma alcateia – e logo esta se torna a sua alcateia. Mowgli, assim lhe chama a Mãe Loba, tornar-se-ia um dos seus lobitos e em breve aprenderia a conhecer todos os sussurros da erva, todo o sopro tépido da noite, todo o pio de mocho ou som de peixe no charco. O sábio urso Baloo e a pantera negra Bagheera, a poderosa jiboia Kaa e o ameaçador tigre Shere Khan são alguns dos fascinantes habitantes do mundo de perigos e deslumbramento, de excitação e de medos, de coragem e de amizade onde Mowgli irá crescer. Publicadas originalmente em revistas, estas inesquecíveis aventuras foram compiladas pela primeira vez em livro em 1894, numa edição que contou com ilustrações originais concebidas pelo pai do autor e que recuperamos nesta nova edição. Diversas vezes adaptado ao cinema O Livro da Selva é uma obra-prima da literatura juvenil, adotado pelo Escutismo como livro de referência e acarinhado por crianças e adultos de todo o mundo.
.
.
Em 1907 tornou-se o primeiro autor de língua inglesa a receber o Prémio Nobel da Literatura e é, até hoje, o mais jovem escritor a quem foi atribuída essa distinção (tinha 42 anos).
.
Rudyard Kipling morreu em Londres, a 18 de janeiro de 1936.
Nota de Imprensa Livros do Brasil.
Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…
Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…
I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…
I Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…
O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…