Malala acredita que todas as crianças – independentemente do sexo, da raça, da origem social ou do credo religioso – têm o direito a aprender.
E não se conformou quando, no seu país, as meninas foram proibidas de ir à escola só por serem raparigas! Pois se ir à escola era a coisa mais importante para ela, e os livros eram a sua maior riqueza! Ela lutou com todas as forças por esse direito, para si própria, e para todas as meninas do seu país e do mundo. Porque saber é poder, e aprender é um direito tão fundamental como ter acesso a água, comida ou segurança.
Em A Admirável Aventura de Malala, chega-se à conclusão de que nada mete mais medo aos tiranos do que uma menina com um livro, e que o conhecimento é, na verdade, a arma mais eficaz para construirmos uma sociedade livre e justa para todos.
Conheça a história de Malala Yousafzai, a menina paquistanesa que, em 2014, se tornou a mais jovem vencedora de um Prémio Nobel por acreditar que a educação é a arma mais poderosa para melhorar o mundo.
Autora: Maria Inês Almeida
Jornalista de formação e em regime free-lancer, dedica-se também à autoria de livros infanto-juvenis. Em 2005 recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas. Até à data, publicou cerca de 30 livros para crianças e jovens, entre os quais Quando Eu For… Grande, com ilustrações de Sebastião Peixoto, nomeado para melhor livro infanto-juvenil pela SPA em 2011 e que conta já com edições na Colômbia e na China. Este livro, como vários outros da autora, é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. Manteve na revista de domingo do jornal Correio da Manhã uma crónica semanal intitulada «Anda uma mãe a criar um filho…» e actualmente assina, no mesmo jornal, a crítica à programação infantil de televisão. Colabora também com o programa Diário XS, da RTP2 .
Ilustradora: Sandra Lavandeira
Nasceu na Argentina e vive actualmente no Brasil. É ilustradora, formada pela Escola Nacional de Belas-Artes Prilidiano Pueyrredón. Ilustra livros para a infância e adolescência desde 1993 e tem já um extenso e diversificado currículo, espalhado por vários países.
Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…
Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…
I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…
I Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…
O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…