Categories: História | Ensaio

Um + Um = Três, de Dave Trott

Dave Trott explora o impulso criativo e os processos que acontecem no cérebro para a criação de ligações e de novas ideias.
Recorrendo a inúmeros exemplos e a casos verdadeiros, Dave Trott lança este mês em Portugal esta compilação de histórias que explora o pensamento dos processos criativos. Desde o sonho de John Lasseter de trabalhar na Disney, à destreza de Orson Wells na realização do seu primeiro filme em Hollywood e ainda à criação do programa “Remição pela Leitura”, que permite que os reclusos no Brasil reduzam dias na sua pena sempre que leem um livro, Dave Trott partilha dezenas de breves histórias que ilustram a forma como o processo criativo acontece no dia-a-dia.

«Há uns anos, li um livro de uma professora universitária indiana de Matemática. Ela defende que é possível aumentar em muito a quantidade que usamos do nosso cérebro. Mas não da forma convencional. Na verdade, é mesmo da forma contrária. O segredo, uma vez mais, está nas ligações. Convencionalmente, as pessoas limitam-se a aprender mais coisas. Aprendem mais coisas sobre aquilo que lhes interessa. Ela demonstra que esse tipo de aprendizagem gera um aumento pequeno e lento de uso do cérebro. Porque estamos apenas a acrescentar ao armazenamento daquilo que já sabemos. Mas se as ideias novas são combinações de ideias que já existem, quanto mais ligações conseguirmos criar, mais ideias conseguiremos gerar. É por isso que esta professora dizia que, para termos um desenvolvimento verdadeiro, temos de identificar as áreas em que não estamos naturalmente interessados. Temos de investigar essas áreas. Isso aumenta exponencialmente a quantidade de novas ligações que podemos fazer com o conhecimento que já temos armazenado. Como já não é previsível, agora é original e surpreendente. Porque cada ligação vai ser uma nova ligação com tudo aquilo que sabemos. Por isso, a nossa criatividade está diretamente relacionada com a quantidade de ligações que conseguimos criar. E isso está diretamente relacionado com a quantidade de coisas novas e invulgares a que expomos as nossas mentes. E é esse o objetivo deste livro.
No velho sistema, 1+1=2.
Com o novo sistema, 1+1=3»

Dave Trott é autor de vários livros sobre marketing, publicidade e criatividade. É fundador de quatro agências publicitárias premiadas. Em 2004 foi distinguido com o D&AD President’s Award pela sua carreira em publicidade.

Nota de Imprensa da Pergaminho.

Das Letras

Share
Published by
Das Letras
Tags: Dave Trott

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago

Marcos Barrero, poeta de coração paulistano | Adelto Gonçalves

I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…

7 anos ago

Em homenagem a Cassiano Nunes | Adelto Gonçalves

                                                    I         Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…

7 anos ago

Desvão de Almas, Miicrocontos, Editora Penalux, SP | Silas Corrêa Leite

O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…

7 anos ago