No local pernoitaram os maiores negociantes de ouro e prata, políticos e banqueiros de todos os estados. Os negociantes bancavam as orgias, atraíam assim os clientes e pessoas influentes no governo. Acompanhou grandes decisões comerciais e negociatas entre eles. A riqueza atraía compradores estrangeiros e a cidade crescia. Chegou a aprender algumas palavras em inglês e francês. O ouro, a prata e o dólar eram moeda corrente. Atualmente, bem que Madalena gostaria de sair daquele inferno. Mas a vida toda sobrevivendo com o aluguel do corpo… Carcaça amarfanhada e tísica. Vendido por uns trocados que mal dão para comer. Carrega o vírus no sangue. Mas os clientes atuais não se preocupam. Já vivem no limite em que a morte começa a ser mais simpática que a vida. O jogo passou a ser a roleta-russa. São homens frustrados pelo garimpo fraco ou viciados sem noção de tempo e espaço. Tourear o que carrega a foice passou a ser o único prazer real.
(continua)
Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…
Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…
I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…
I Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…
O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…