O escritor Mário Cláudio, com o romance Retrato de Rapaz, publicado em Maio de 2014 pela Dom Quixote, acaba de ser anunciado vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE). Retrato de Rapaz é o segundo livro de uma trilogia que se iniciou com Boa Noite, Senhor Soares e que fechou com o sublime O Fotógrafo e a Rapariga.
O júri, constituído por José Correia Tavares, Ana Paula Arnaut, Isabel Cristina Mateus, Maria João Cantinho, Miguel Miranda e Miguel Real, deliberou maioritariamente, optando pela a obra de Mário Cláudio, que retrata a relação entre um mestre, Leonardo Da Vinci, e o seu discípulo.
Mário Cláudio, que já havia sido agraciado com este mesmo prémio, há 30 anos, com Amadeo, junta-se a Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís e Maria Gabriela Llansol, únicos autores que bisaram.
De referir, por último, que no próximo mês de Setembro a Dom Quixote publicará o mais recente romance do autor, Astronomia, dividido em três partes, Nebulosa, Galáxia e Cosmos, referentes a três fases fundamentais da vida do protagonista: a infância, a idade adulta e a velhice.
(fonte LeYa)
foto Rogério Ribeiro
Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…
Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…
I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…
I Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…
O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…