A Academia das Ciências de Lisboa comemora amanhã, quinta-feira, pelas 16h00, o cinquentenário da publicação do livro Praça da Canção, de Manuel Alegre. Para além do autor e do Presidente da Academia, Artur Anselmo, a sessão contará ainda com a presença deJosé Manuel Mendes, Presidente da Associação Portuguesa de Escritores.
Publicado em Janeiro de 1965, Praça da Canção, o primeiro livro de Manuel Alegre, marcou várias gerações de leitores e, para além disso, contribuiu de forma decisiva para o derrube da ditadura, sendo considerado, portanto, um símbolo da luta pela liberdade.
Recorde-se que a mais recente edição de Praça da Canção, editada pela Dom Quixote em Janeiro de 2015, conta com um prefácio deJosé Carlos de Vasconcelos que, a dado passo, escreve o seguinte: “Os versos de Praça da Canção andaram, desde sempre, de boca em boca, de mão em mão, de coração em coração, em simultâneo singular expressão individual de um poeta e vigorosa voz colectiva de um povo.”
Manuel Alegre nasceu a 12 de Maio de 1936, em Águeda. Já foi distinguido com alguns dos mais importantes prémio literários.
Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…
Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…
I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…
I Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…
O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…