Categories: Curtas e eventos

Praça da Canção – 50 Anos

A Academia das Ciências de Lisboa comemora amanhã, quinta-feira, pelas 16h00, o cinquentenário da publicação do livro Praça da Canção, de Manuel Alegre. Para além do autor e do Presidente da Academia, Artur Anselmo, a sessão contará ainda com a presença deJosé Manuel Mendes, Presidente da Associação Portuguesa de Escritores.

Publicado em Janeiro de 1965, Praça da Canção, o primeiro livro de Manuel Alegre, marcou várias gerações de leitores e, para além disso, contribuiu de forma decisiva para o derrube da ditadura, sendo considerado, portanto, um símbolo da luta pela liberdade.

Recorde-se que a mais recente edição de Praça da Canção, editada pela Dom Quixote em Janeiro de 2015, conta com um prefácio deJosé Carlos de Vasconcelos que, a dado passo, escreve o seguinte: “Os versos de Praça da Canção andaram, desde sempre, de boca em boca, de mão em mão, de coração em coração, em simultâneo singular expressão individual de um poeta e vigorosa voz colectiva de um povo.”

Manuel Alegre nasceu a 12 de Maio de 1936, em Águeda. Já foi distinguido com alguns dos mais importantes prémio literários.

Das Letras

Share
Published by
Das Letras

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago