Categories: Curtas e eventos

Patrícia Reis leva a sua escrita à Namíbia e África do Sul

Depois de ter participado, no passado mês de Abril, na Feira do Livro de Maputo, Moçambique, a escritora Patrícia Reis, a convite do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, viaja de novo para o continente africano, desta feita para a Namíbia e África do Sul, onde, a partir de amanhã e até dia 2 de Outubro, visitará diversas instituições de ensino daqueles dois países.

Em Windhoek, nos dias 21 e 22 de Setembro, a autora de Por Este Mundo Acima deslocar-se-á àUniversidade da Namíbia, onde dará uma palestra e um curso de escrita criativa aos estudantes e leitores de português e, também, participará numa sessão de exploração de uma obra de literatura infanto-juvenil de forma criativa e motivadora para as crianças.
No dia 27, já na África do Sul, Patrícia Reis visita a Escola Secundária do Soweto, emJoanesburgo, para conversar com os alunos de português, deslocando-se, dois dias mais tarde, às Universidades de Witwatersrand e Pretória, onde orientará oficinas de escrita criativa com os alunos que estudam a língua portuguesa.
Às bibliotecas dos estabelecimentos de ensino a visitar por Patrícia Reis serão oferecidos exemplares dos seus livros que, em Portugal, são publicados pela Dom Quixote.
Patrícia Reis é autora da Dom Quixote há onze anos. A sua estreia literária aconteceu com a publicação da novela Cruz das Almas, em 2004. Desde então publicou oito obras de ficção e um livro em co-autoria com o artista João Vilhena. Escreveu uma série juvenil que está inserida no Plano Nacional de LeituraO Diário do Micas. Com um conjunto considerável de críticas muito positivas, o seu percurso literário tem sido feito com incursões na área da biografia, do infantil, da dramaturgia e ainda na escrita de guiões. Mantém, há quase dezoito anos, o Atelier 004, um atelier de conteúdos e design, onde trabalha em projectos diferenciados.
Com a novela O que nos separa dos outros por causa de um copo de whisky, publicada em 2014, venceu, por unanimidade, o Prémio Nacional de Literatura da Fundação Lions.
Fonte: Nota de Imprensa da LeYa.

foto de Alfredo Cunha

Das Letras

Share
Published by
Das Letras

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago