A Escola Secundária António Damásio, em Lisboa, vai acolher na próxima sextafeira, a partir das 14:30, a grande final da primeira edição do LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento, uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que convoca os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico a porem à prova as suas competências em três dimensões do saber: leitura, matemática e ciência.
Na final participarão 62 alunos em representação dos 18 distritos e das duas Regiões Autónomas, que foram apurados após a realização de duas fases de seleção. A primeira fase realizou-se na sede dos agrupamentos escolares, em novembro passado, e a segunda fase, de carácter distrital, em março último. No total, mais de 60.000 alunos de todo o país, representando mais de 500 estabelecimentos do ensino público e privado, responderam a este desafio pelo conhecimento. Na tarde da próxima sexta-feira serão conhecidos os vencedores na literacia da leitura (5.º ano de escolaridade), matemática (7.º ano de escolaridade) e ciências (8.º ano de escolaridade).
O LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e conta com o apoio de importantes instituições ligadas à Educação e à Cultura – o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação, a CONFAP, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, a Sociedade Portuguesa de Autores, o Observatório dos Recursos Educativos, o Conselho de Escolas, o Centro Nacional de Cultura e a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo – e de personalidades de reconhecido mérito académico e científico: António Sampaio da Nóvoa, Carlos Reis, Eduardo Marçal Grilo, Júlio Pedrosa e Manuel Sobrinho Simões.
Com esta iniciativa única no nosso país, a Porto Editora tem como objetivo ajudar os alunos portugueses a desenvolverem as suas competências, a consolidar as aprendizagens e a elevar os respetivos níveis de conhecimento, procurando contribuir desta forma para o desenvolvimento dos índices educacionais e culturais do nosso país.
Nota de Imprensa Porto Editora