Propriedade da editora Nota de Rodapé e dirigida por Maria João Cantinho, a nova revista literária intitulada Café com Letras, com periodicidade mensal a partir de 1 de Abril, pretende ter um alcance lusófono.
Com cerca de 100 páginas e tiragem de 20.000 exemplares, a revista Café com Letras será distribuída não apenas em Portugal mas igualmente nos países da lusofonia: Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Timor.
Esta nova publicação pretende afirmar-se «como um espaço de reflexão e crítica em torno da realidade literária, através de um conjunto diferenciado de abordagens, umas de cariz jornalístico e outras mais analíticas», como explica Maria João Cantinho. A revista poderá ser encontrada em diversos pontos de venda, como quiosques, lojas de revistas / papelarias ou livrarias.
O primeiro número da Café com Letras inclui duas entrevistas: a Grande Entrevista com a jovem autora e ensaísta Ana Henriques Pato; outra com o prestigiado poeta e ensaísta Manuel Gusmão, que revisita uma tradição de literatura de resistência em Portugal e fala sobre a necessidade de retomar a linguagem como utopia, entre muitos outros temas da sua eleição.
A Café com Letras contará também com as secções Crítica/Recensão, Biografia, Eventos, um perfil de um Filósofo e um Dossier temático, que neste primeiro número se intitula “Literatura Portuguesa e Resistência”. Do Dossier constam artigos de Vítor Pena Viçoso, António Cabrita, Pedro Rodrigues, João Céu e Silva, Carlos Brito e Maria João Cabrita.
Na secção da Crítica poderão ler-se textos de Diogo Ramada Curto, Filipa Melo, Ana Raquel Fernandes, Marta Soares, João Oliveira Duarte, entre outros. A Biografia será composta por um texto de João Morales.
Além destes, muitos serão os motivos de interesse para saborear mensalmente Café com Letras.
(ler mais aqui)