Categories: Curtas e eventos

No mês do seu 93º aniversário, quatro novas edições de José Saramago

José Saramago, que faria 93 anos a 16 de novembro, terá este mês a sua obra na Porto Editora aumentada para 21 títulos. Todos os Nomes, A Jangada de Pedra, Terra do Pecado e Objeto Quase: quatros livros muito especiais na obra do Nobel português que regressam às livrarias a 5 de novembro, com capas que contaram com a colaboração – escrevendo o título com a sua caligrafia – de Miguel Gonçalves Mendes, Mário Cláudio, José Luís Peixoto e João Tordo, respetivamente.

A Jangada de Pedra é um muito conhecido romance de Saramago, já adaptado ao cinema por George Sluizer e publicado em mais de 20 línguas, que tem como pano de fundo uma utopia: a separação da Península Ibérica do restante continente europeu, tornando-se uma ilha. Neste grupo de novas edições é publicado ainda o primeiro romance de Saramago, Terra do Pecado, cuja 1ª edição data de 1947, e o seu primeiro livro de contos Objeto Quase, de 1978. Todos os nomes foi o romance que lançou antes de ser distinguido pela Academia Sueca, em 1998, onde o autor expressa a necessidade urgente de encontrar o outro, talvez porque nessa busca acabe por se encontrar a si mesmo. Segundo Eduardo Lourenço, é «um dos grandes romances de amor da literatura portuguesa» (Público).

Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, traduzidas em todo o mundo.
José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

(Nota de Imprensa da Porto Editora)

Das Letras

Share
Published by
Das Letras

Recent Posts

Gonçalo M. Tavares vence Prémio Literário Vergílio Ferreira 2018

Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…

7 anos ago

Gente Lusitana | Paulo Fonseca

Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…

7 anos ago

Marcos Barrero, poeta de coração paulistano | Adelto Gonçalves

I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…

7 anos ago

Em homenagem a Cassiano Nunes | Adelto Gonçalves

                                                    I         Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…

7 anos ago

Desvão de Almas, Miicrocontos, Editora Penalux, SP | Silas Corrêa Leite

O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…

7 anos ago