Mais de 40 escritores preenchem a agenda do Grupo Porto Editora na maior festa do livro do país. 23 de maio de 2016.
A poucos dias do início da 86.ª Feira do Livro de Lisboa, o Grupo Porto Editora anuncia a sua programação, que conta com a participação de diversos autores portugueses e estrangeiros e com a realização de vários lançamentos. Sob o lema “Autores que nos unem”, o objetivo é reforçar envolvimento entre leitores e escritores, promovendo o livro e a leitura junto de todos os públicos, com especial atenção para os mais novos.
Da vasta programação, destaca-se a presença de escritores como Alberto S. Santos, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Francisco José Viegas, Teolinda Gersão, Mário de Carvalho, Bruno Vieira Amaral, Manuel Jorge Marmelo, José Rentes de Carvalho e Patrícia Müller. O espaço do Grupo Porto Editora acolherá o lançamento de vários livros: Terra Fresca, de João Leal, com apresentação de Samuel Úria (26 de maio, às 18:30); A Guitarra Azul, de John Banville, com participação de Helena Vasconcelos (28 de maio, às 18:00); Caminhar por Lisboa, de Anísio Franco, com apresentação de Paula Moura Pinheiro e seguido por um breve percurso guiado pelo autor, (29 de maio, às 11:00); A Falácia do Empreendedorismo, de Adriano Campos e José Soeiro, com apresentação de Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita Nunes (30 de maio, às 18:30); O cão que comia a chuva, de Richard Zimler, com ilustrações de Júlio Pomar (4 de junho, às 18:00) e História de um cão chamado Leal, de Luís Sepúlveda, com ilustrações de Paulo Galindro (11 de junho, às 18:00).
A merecer a atenção dos leitores estará, certamente, o regresso da emblemática coleção Vampiro, da Livros do Brasil, que se iniciará com dois livros: Os Crimes do Bispo, de S.S. Van Dine (n.º 1) e Vivenda Calamidade, de Ellery Queen (n.º 2). Numerados, em formato de bolso e com um preço acessível – como sempre foi característico desta coleção criada no final dos anos 40 do século passado e que marcou gerações de leitores e a própria história da edição em Portugal.
Os mais novos têm um programa especial. Para além da presença de Luísa Ducla Soares a propósito do seu novo livro A Fada dos Dentes, poderão também contar com Maria Inês Almeida e Joaquim Vieira, Inês Pupo e Gonçalo Pratas, Isabel Ricardo, entre outros.
De sublinhar ainda a realização de quatro showcookings com Rita Nascimento e Gabriela Oliveira, e de uma mesa redonda em que Patrícia Müller, Maria do Rosário Pedreira, Andréa Zamorano, Ana Cássia Rebelo, Helena Vasconcelos, Filipa Martins e Tânia Ganho vão debater e ler excertos do livro de Rebecca Solnit, As Coisas que os Homens me Explicam – a moderação estará a cargo da jornalista Isabel Lucas.
No espaço do Grupo Porto Editora estarão representadas as chancelas Bertrand, Areal Editores, Raiz Editora, Quetzal, Pergaminho, 11×17, Temas e Debates, Arteplural Edições, Assírio & Alvim, Sextante Editora, Albatroz, Ideias de Ler, Contraponto, 5 Sentidos, Livros do Brasil, GestãoPlus Edições e, claro, a Porto Editora.
Lançamentos em agenda:
Terra Fresca, de João Leal, com apresentação de Samuel Úria, 26 de maio, às 18:30;
A Guitarra Azul, de John Banville, com participação de Helena Vasconcelos, 28 de maio, às 18:00;
Caminhar por Lisboa, de Anísio Franco, com apresentação de Paula Moura Pinheiro e seguido por um breve percurso guiado pelo autor, 29 de maio, às 11:00;
A Falácia do Empreendorismo, de Adriano Campos e José Soeiro, com apresentação de Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita Nunes, 30 de maio, às 18:30;
Naus (2ª livro da série), de Patrícia Faria e Mariana de Melo, com um debate entre representantes de várias comunidades religiosas, 4 de junho, às 17:00, no auditório da APEL;
O cão que comia a chuva, de Richard Zimler, com ilustrações de Júlio Pomar, 4 de junho, às 18:00;
História de um cão chamado Leal, de Luís Sepúlveda, com ilustrações de Paulo Galindro, 11 de junho, às 18:00.
Nota de Imprensa da Porto Editora
Gonçalo M. Tavares venceu o Prémio Literário Vergílio Ferreira devido à "originalidade da sua obra…
Cornucópia rosada de carne palpitante… com neurónios, comandada puro arbítrio, caminhante… Permeável, errante… de louca,…
I A exemplo do que Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) disse do poeta argentino Rodolfo…
I Primeiro de uma série de cinco volumes, Poesia - Obra Reunida (Brasília: Universidade de Brasília/Thesaurus Editora,…
O professor Silas Corrêa Leite, jornalista comunitário, conselheiro diplomado em direitos humanos, ciberpoeta e blogueiro…